quinta-feira, outubro 05, 2006


St Paul's Cathedral e a City (panorama a partir da Tate Modern)
*
Pensamento que acompanhou o "clic", ao tirar esta foto: a quantidade de gente (estudantes de várias idades, artistas, cidadãos anónimos) que vi, com cavaletes ou sentados pelos chãos dos corredores das Tates (Modern e Britain), da National Gallery e não só, em frente aos quadros, desenhando, imitando os pintores que mais admiram ou simplemente conversando sobre as obras, transformando os museus em sítios verdadeiramente aprazíveis, sítios onde até o espaço pode ser inspirador (como o senhor da foto acima, desenhando a paisagem à sua frente), sítios onde as crianças (juizes implacáveis destas coisas) gostam de estar e se divertem. De facto, a maior prova desta aprazibilidade é mesmo a quantidade de crianças que vi, aos magotes, puxando lápis dos bolsos dos seus uniformes aos quadradinhos, todas com imenso jeito, o que só pode ser consequência de muitas horas a treinar o risco, com gosto. Lembro-me em particular dum grupo de crianças, com 10/12 anos no máximo, alinhadas em frente ao quadro Water do pintor flamengo Joachim Beuckelaer, copiando peixes pacientemente para os seus cadernos, tão bonitos os desenhos daquelas crianças, tão perfeitos os seus peixes (e tinham muitos para copiar já que nesse quadro foram identificadas 12 espécies diferentes). Lembro-me que desviei os olhos da parede para os fixar nos blocos coloridos das meninas, um pouco invejosa daqueles lápis de cor de tantas tonalidades (aos quais não tive acesso na minha infãncia pois só tinha seis e poupadinhos), daquela intimidade com quadros de grandes pintores, quando a maior inspiração para as pinturas da minha infância eram as Histórias do Avozinho (tinham umas gravuras muito perfeitinhas) e os desenhos de passarinhos e flores da minha mãe, em sobras de papel pardo. A questão é: porque é que nos nossos Museus (em particular, no Museu de Arte Antiga) isto não acontece? Foi a consciência deste fosso palpável que soou dentro de mim como uma campainha, em uníssono com o clic ao premir o botão da máquina fotográfica.