sábado, abril 14, 2007

Nova Arquitectura (Berlim, Abril-2007)



O Reichstag é sede do parlamento alemão desde Abril de 1999 e é provavelmente o parlamento mais visitado no mundo, graças à sua reluzente cúpula de vidro que se ergue sobre a sala de plenários, obra do arquitecto britânico Norman Foster. Este edifício esteve no centro de grandes acontecimentos da história alemã e é um dos símbolos da sua reunificação. Para documentar a sua importância, estão expostas uma série de fotografias de várias épocas, inclusive uma que mostra todo o edifício (na altura, ainda sem a actual cúpula) totalmente embrulhado pelo artista búlgaro Christo. À volta do Reichstag, erguem-se outros edifícios vanguardistas, sedes do poder político alemão como a enorme residência oficial do chanceler alemão (uma bela casita, com direito a vista para o rio Spree e tudo).




Fotos do Regierungsviertel que é como quem diz, quarteirão do governo, junto ao Reichstag .


Por detrás do Deutsches Historiches Museum (Museu de História Alemã) situado em Under den Linden fica o edifício I M Pei Bau, uma ampliação deste museu e que é obra do modernista chinês I.M. Pei.

Este edifício até passaria despercebido não fosse a sua famosa vela de metal que lhe dá uma silhueta inconfundível.


O projecto urbano da Potsdamer Platz está dividido em 3 grandes secções que reuniram uma equipa internacional de famosos arquitectos: DaimlerCity (primeiro dos 3, terminado em 1998); o famoso Sony Center cuja praça central é coberta por uma espectacular clarabóia de vidro (é neste complexo que está instalada a Cinemateca local, o Filmmuseum com o seu agradável café Billy Wilder) e o Beisheim Center.

É em redor da Potsdamer Platz que se erguem os mais impressionantes edifícios, numa reinterpretação desta histórica praça que foi totalmente devastada durante a II Guerra e mais tarde, dividida ao meio pelo muro.


Cone de luz da autoria de Jean Nouvel, no centro do edifício das Galerias Lafayette, Frierichstrasse.
*

A II Guerra Mundial está muito próxima e Berlim é ainda uma cidade em obras, com as gruas a marcarem a paisagem. Sobre os escombros, erguem-se edifícios fantásticos, merecendo a assinatura dos melhores arquitectos da actualidade.