sábado, abril 14, 2007

Ruínas (Berlim, Abril-2007)

Nem tudo em Berlim foi reconstruído. Há ruínas que ficaram, propositadamente, para que ninguém se esqueça. É o caso da Igreja da Memória (Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche), destruída nos bombardeamentos de 1943 e assim deixada. Ao lado do que resta da antiga igreja, foi contruída uma nova igreja octogonal, em vidro azul, com uma torre sineira separada. Fica localizada na Breitscheidplatz, uma animada praça, perto da Ku´dam, uma espécie de centro da antiga Berlim Ocidental. A foto em cima foi tirada sábado passado, do 22º andar do Europa-Center, e lá em baixo parecia haver uma confusão de formigas às compras.
Outros vestígios do passado são os pedaços de muro que ainda vamos encontrando um pouco por toda a cidade. O maior troço está em East Side Galery mas também no sítio onde agora funciona a exposição "Topographie des Terrors" podemos encontrar um troço com alguma dimensão. Neste sítio, em NiederKirchner Strasse foram erigidas algumas das instituições mais temidas do Terceiro Reich como o quartel-general da Gestapo ou o Serviço de Segurança das SS. Na foto em cima, por detrás do muro, vemos um desses edifícios, curiosamente é aí que actualmentes estão instalados os serviços de Finanças (ora aí está um edifício que não se livra da má fama).


A fachada em ruínas é tudo o que resta da outrora enorme e imponente Estação Central de Caminhos-de-Ferro de Berlim.


É fácil encontrar, nas paredes dos edifícios que sobreviveram, as marcas da guerra. É o caso do edifício em cima, localizado na Grosse Hambuger Strasse, uma rua importante na história dos judeus em Berlim.